Página Inicial Fale Conosco Educação a distância Página Inicial


EVENTOS


Encontro Internacional de Professores Formadores

No período de 29 a 31 de maio de 2006 em Brasília - DF foi realizado o Encontro Internacional de Professores Formadores do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação), promovido pela Secretaria de Educação a Distância do MEC.

O evento reuniu cerca de 150 professores entre técnicos envolvidos nas cooperações internacionais e equipes de professores formadores do programa de cada estado participante: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piaui, Rondônia, Roraima e Sergipe. Além dos professores que trabalham no Brasil, participaram do Encontro Internacional os professores brasileiros que atuam em Timor Leste e uma equipe de professores de Guiné-Bissau.

O objetivo do encontro foi discutir as experiências de implementação do Proformação nos estados brasileiros e também a experiência de cooperação internacional, especialmente as ações desenvolvidas em Timor Leste. Participaram também professores de Guiné-Bissau, que discutiram conosco formas de estabelecer parceria para formação de professores em exercício na escola primária deste país. Aguarda-se também a definição de participação de técnicos de São Tomé e Príncipe, país com o qual a Secretaria de Educação a Distância também desenvolve ações de cooperação nesta área.

Durante o encontro serão oferecidos mini-cursos ministrados por professores formadores brasileiros que atuam em Timor Leste nas diferentes áreas temáticas do Programa (Matemática e Lógica; Identidade, Sociedade e Cultura; Vida e Natureza; Organização do Trabalho Pedagógico; Linguagens e Códigos). Também serão oferecidos mini-cursos referentes à Educação de Jovens e Adultos, Arte-Educação, Educação Indígena e Alfabetização, além de palestras sobre interatividade em sala de aula, a experiência do programa no Timor-Leste, os desafios da tutoria no Timor-Leste e o papel da cooperação técnica no fortalecimento da área educacional.

Público-alvo: profissionais da área da educação e cooperação técnica interessados no tema. As vagas dos mini-cursos poderão ser limitadas em função do tamanho das salas.

Local: Bay Park Resort Hotel. Endereço: SHTN, trecho 2, conjunto 5.
Informações: tel. (61) 2104-9604

  • Agenda (Arquivo .pdf)
  • Informações sobre o projeto e fotos do programa no Timor Leste (Arquivo .doc)


  •